Tutorial: Test FroYo - Android 2.2 - on your PC

skankster

New Member
Joined
Dec 17, 2009
Messages
8
Reaction score
0
Folks, brazilian portuguese at first... I intend to translate this as soon as I can. You can rely on Google Translator though.


Galera, tutorial completo com fotos no meu site: Teste o Android 2.2 (FroYo) no seu computador


froyosobrenada.jpg


Se você está tendo pesadelos de ansiedade pelo novo Android 2.2, codinome FroYo, aqui vai uma ótima notícia: dá pra testar no seu computador!

O Google liberou o Android SDK (Software Development Kit) da nova versão, e com alguns passos simples, é possível instalá-lo no seu pc e testar. É bom ter uma maquininha razoável - netbooks são muito fracos pra essa finalidade. Um Core 2 Duo já é suficiente.


Passo a passo:

1) Baixe o Android SDK. Veja a versão correspondente ao seu SO; o arquivo mede uns 22,2MB.

2) Extraia o conteúdo do arquivo. Na versão Windows, o arquivo a ser executado está na raiz e se chama SDK Setup.exe. Nas outras versões (Mac e Linux), sinceramente não testei. Mas busque por aplicativos ou scripts na pasta Tools.

3) No SDK Manager, clique em Available Packages na coluna da esquerda. Haverá apenas uma opção. Baixando este repository, outras opções ficarão disponíveis. Aqui eu tive uma mensagem de erro, dizendo que não encontrava nada pra baixar. Se acontecer com você, clique em Settings e marque a caixa "Force https://...". Volte pra Available Packages e clique em Refresh. A seguinte tela deverá aparecer.


froyotela1.jpg



4) Marque exatamente as opções da imagem acima e Clique em Install Selected. Vai demorar um tempinho pra baixar (você está baixando o Android 2.2, afinal). Aqui levou uns 20 min.

froyotela2.jpg



5) Assim que todas as opções forem instaladas, clique em Virtual Devices na coluna à esquerda, e depois clique em New (à direita).

6) Nesta tela (foto abaixo) é onde você definirá os parâmetros do seu FroYo emulado. Não precisa criar um cartão SD virtual muito grande - uns 500MB já resolvem. Quanto à resolução (campo Skin), cuidado pra não criar uma tela maior do que a resolução do seu computador. A versão 100% tem 854 pixels de altura, que pode ser mais do que a tela do seu PC. Fica uma merda pra usar.

froyotela3.jpg


7) Clique em Create AVD. O computador pode dar uma travadinha rápida, é normal. Larga ele quieto.

8) Voltando à Virtual Devices, à esquerda, você terá finalmente um Android emulado. Selecione o seu telefone virtual na lista e clique em Start. Este processo pode demorar um pouco - se nada acontecer em 2 ou 3 minutos, tente novamente, ou crie outro aparelho virtual. Na tela seguinte, deixe as configs padrão e clique em Launch. E se tudo der certo, divirta-se experimentando Frozen Yogurt.



Testando Apps:
Note que esta versão emulada é "pelada", e pode vir sem alguns aplicativos que normalmente viriam no FroYo. Não dá pra testar o Flash, por exemplo, ou o Google Maps. O Gizmodo listou um passo a passo pra testar aplicativos no FroYo emulado, mas eu nem tentei. Caso queira tentar, siga estas instruções:

1) Baixe um aplicativo de desenvolvimento chamado Eclipse. Pegue a versão "IDE for Java Developers" AQUI.

2) Instale o Android Development Toolkit no Eclipse. LINK

3) Aponte o ADK diretamente para onde você extraiu o Android SDK (Passo 2, láááá em cima).

4) Importe e rode os aplicativos Android desejados. Você vai precisar dos arquivos dos apps (usam extensões .apk). Procure na internerd pelos programas, aí é com você.

Eu postarei depois as minhas impressões. Claro que testar o FroYo emulado, capado, no computador, não é a melhor forma de avaliar o novo Android. Mas é uma boa pra ver o que tem de novo, layouts, novos recursos, etc.

Aqui no meu PC rodou meio devagar, mas o navegador do FroYo, por exemplo, acessava a internet numa boa (compartilhando com a net do pc, claro).

Compartilhem suas opiniões!
Teste o Android 2.2 (FroYo) no seu computador
 
Top